06 outubro 2011

“Afinal de contas, o que é pensamento estratégico?”, Resumo

Homem Pensando
Em seu texto, Uberaldo Fernandes, professor da Fundação Dom Cabral, aborda três características básicas das organizações que praticam o pensamento estratégico. São elas:

  • A capacidade de olhar continuamente para o ambiente externo, isto é, saber onde quer estar no futuro e atentar às necessidades e mudanças do Mercado.
  • Um modelo de gestão que tenha como princípio o desenvolvimento das pessoas, que são aqueles que atuarão no dia-a-dia operacional da empresa, permitindo que suas operações ocorram sem sobressaltos.
  • Geram resultados para os stakeholders, ou seja, as partes interessadas, aqueles que possuem interesse direto e indireto no desempenho da empresa.

Seu texto tem como eixo central o papel do principal dirigente de uma organização e os desafios que este personagem tem em dedicar-se a assuntos estratégicos que, por diversos motivos, acabam ficando em segundo plano diante do cotidiano operacional da organização.

Conclui afirmando que o principal gestor deve dedicar pelo menos 70% de seu tempo a assuntos de estratégia (aqui entendida como vislumbrar as necessidades do mercado e do negócio), bem como permitir que sua equipe se dedique a assuntos operacionais de forma efetiva, minimizando sua presença nesses temas.

Pensamento Estratégico é a capacidade da empresa de atuar de forma integrada, criando um “caminho” (estratégia) para se antecipar às necessidades do mercado e do negócio.

Imagem: sxc.hu



Sobre o Autor:
Bruno Saavedra Assine por email | Twitter | Facebook | Nosso Feed
Bruno Saavedra, 28 anos, casado, está por aqui desde 2010. Formado em Administração pela UNAMA (Belém, PA), atualmente cursa o Mestrado em Administração do IBMEC-RJ. Paraense de nascimento, carioca por adoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Fechar]